A Presidente leva a proposta como prioridade e defende o endurecimento da legislação para que a corrupção dolosa passe a ser qualificada como crime hediondo. O projeto já esta na fila da Câmara dos Deputados e os parlamentares estão cada vez mais pressionados á colocarem em pauta e a votar o projeto que tipifica corrupção e outros delitos como crime hediondo. Aprovada de forma simbólica, quando não há contagem de votos, no ultimo dia 27 de junho, a proposta altera as punições atualmente previstas.
O texto aprovado determina que a corrupção ativa (quando é oferecido a um funcionário público vantagem indevida para a prática de determinado ato de oficio) passa ter pena de 4 a 12 anos de reclusão, além de multa.
Atualmente, a reclusão é de 2 a 12 anos. A mesma punição passa a valer para a corrupção passiva (quando o funcionário público solicita ou recebe vantagem indevida em razão da função que ocupa).
A aprovação também inclui entre crimes hediondos a prática de concussão (ato de exigir benefício em função do cargo ocupado).
A proposta já esta na Câmara dos Deputados e os parlamentares estão deixando de lado; pelo menos por enquanto. Se for alterada pelos Deputados, voltará para o Senado antes de ser sancionada pela Presidente da República.
Para Dilma Rousseff, há a necessidade de endurecer a legislação para que a corrupção dolosa passasse a ser qualificada como crime hediondo, sem condicional.
Desta forma sendo um crime inafiançável, quem sabe a politica no Brasil passa a ser levada á serio por aqueles que fazem da politica algo para si mesmo e não para a população.
Jornalista Billywan
Você que é da Baixada Santista pode ler mais matérias do Jornalista Billywan no Jornal JUNTOS.
Para saber onde retirar seu exemplar ligue para (13) 3021-5825
Jornalista Billywan
Para saber onde retirar seu exemplar ligue para (13) 3021-5825